CORPORATIVO

Normalmente um terço do dia das pessoas é dispendido nos espaços de trabalho, e, estar atuando num espaço que propicie o devido conforto é mais que uma necessidade. A arquitetura corporativa precisa ser acolhedora e deve proporcionar adequadas situações de ergonomia, conforto visual, conforto térmico numa atmosfera funcional que preze pela coletividade. Um espaço adequadamente arquitetado reflete diretamente nos índices de desempenho das corporações e no meio de vida de seus trabalhadores e usuários. Fazer arquitetura corporativa é relembrar Gregório de Matos, onde todo e parte se somam e mesclam em plurais possibilidades.

O Grupo Arquitetos e as Corporações

Algumas empresas que o Grupo Arquitetos já prestou serviços

  • Imetame | Ministério Público de MG
  • Codemig | Deop
  • Inspetoria São João Bosco | Fundação João Pinheiro
  • Seplag | PSIU-UAI
  • Medcenter Betim  | Correios
  • Tenco Shopping Centers
  • Sinpro | Bioextratus
  • Banco do Brasil | Clínica São Geraldo
  • JUCEMG | NCONEXT-SP | FIAT

“Arquitetura é sua própria finalidade.” João Figueiras Lima “Lelé”

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

O Grupo Arquitetos veio a trabalhar numa nova proposta de ocupação do setor administrativo desta tradicionalíssima instituição de pesquisa mineira. O trabalho aplicado consistiu na revisão da ocupação espacial com reorganização dos diversos setores e fluxos. Além disso foram aplicados conceitos de sustentabilidade a edificação, obtendo melhor iluminação natural, conforto térmico e economia energética ao conjunto edificado.

SUPERINTENDENCIAS REGIONAIS DE ENSINO

As Superintendências Regionais de Ensino (S.R.E.) são as sedes administrativas e gerencias do sistema educacional mineiro. Trabalhando com o governo de Minas Gerais o Grupo Arquitetos atuou nos projetos das superintendências das cidades de São João Del Rey e Uberlândia. Vislumbrando a padronização das tipologias construtivas o Grupo Arquitetos também participou da elaboração dos projetos padrões das futuras sedes das superintendências do estado, que, em três edificações similares de portes distintos irão acolher à demanda do sistema nos diversos municípios mineiros.

PSIU SS PARAISO

O Posto Integrado de Serviços Urbanos de São Sebastiao do Paraiso foi objeto de trabalho do Grupo Arquitetos para o governo de Minas Gerais, que ali fez uma reforma e ampliação. Trabalhar com este tipo de edificação é lidar com um intenso fluxo de visitantes ao longo de todo o período de funcionamento, o que demanda minucioso estudo de fluxos e prudência na escolha dos materiais e acabamentos.

PROCURADORIA DE JUSTIÇA DE ALFENAS

Os projetos executivos complementares da futura Sede da Procuradoria de Justiça da Comarca de Alfenas foram desenvolvidos pela equipe Grupo Arquitetos. Edificada em três pavimentos o conjunto segue os padrões edificáveis adotados pela instituição em todo o território mineiro.

GARDEN SHOPPING

Junto ao Grupo Tenco o Grupo Arquitetos veio a trabalhar na implantação do Bragança Garden Shopping e Juá Garden Shopping, respectivamente nas cidades de Bragança Paulista em São Paulo e Juazeiro na Bahia.

SINPRO

O Sindicato dos Professores de Minas Gerais tem sua sede no Bairro Floresta, em Belo Horizonte. O SINPRO procurou o Grupo Arquitetos no intuito de otimizar as suas atividades e regularizar as mesmas junto a PBH: hoje o órgão funciona em duas distintas edificações numa mesma rua, com fluxos e tráfego um tanto caóticos. O desafio do projeto consistiu numa revisão setorial completa da sede e na ampliação das instalações do conjunto edificado com a construção de um novo anexo de modo a acolher com melhor eficácia as atividades ali desenvolvidas.

MEDCENTER BETIM

O MedCenter consiste num empreendimento comercial no centro da cidade de Betim com foco na atividade médica e laboratorial. A edificação de 9 pavimentos acolhe um conjunto de lojas no pavimento térreo, 2 andares de estacionamento e 6 pavimentos com andares corridos. A arquitetura proposta utilizou de linhas contemporâneas com minucioso estudo solar para adequadas condições de iluminação natural dos espaços.

“O trabalho foi realizado com esmero e cuidado. Agradecemos todo empenho e atenção durante os trabalhos. O resultado foi um sucesso que deixou base de ações posteriores e futuras.”
André Grandi - Arquitetura e Infraestrutura FJP (FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO)

“Há oito anos, tivemos a sorte de realizar uma parceria com a empresa de arquitetura GRUPO ARQUITETOS E URBANISTAS e ficamos entusiasmados com o nível de profissionalismo e com a competência de todos os integrantes desta equipe.”

Ademilton Marcos Barbosa - Engenheiro Civil, diretor sócio da Aburachid Barbosa Engenharia e Projetos Ltda.