SAÚDE

O conceito de que as edificações de saúde se caracterizam por sua frieza e impessoalidade, projetados com o único objetivo de tratar enfermidades já está ultrapassado. Os espaços de saúde projetados pelo Grupo Arquitetos buscam atingir um ambiente mais humano, que propicie o bem estar e a vitalidade de seus usuários. Aliando questões técnicas complexas que são inerentes a esta área com uma arquitetura contemporânea e integrativa, o Grupo semeou a concepção de diversas edificações por todo o estado de Minas Gerais.

O GRUPO ARQUITETOS E O ATENDIMENTO À SAÚDE

Os traços da equipe do Grupo Arquitetos estão presentes em vários Centros de Saúde

  • Centro de Saúde Vilas Reunidas
  • Centro de Saúde Vila Cemig
  • Centro de Saúde Confisco
  • Centro de Saúde São Miguel Arcanjo
  • Centro de Saúde Campo Alegre
  • Centro de Saúde Ventosa
  • Centro de Saúde Serrano
  • Centro de Saúde Jardim Alvorada
  • Centro de Saúde Copacabana.

“Acredito que as coisas podem ser feitas de outra maneira e que vale a pena tentar.” Zahad Hadid

UPA ELDORADO

Tendo como cliente a Prefeitura de Contagem, através da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe Grupo Arquitetos concebeu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eldorado. Localizada na Avenida João César de Oliveira, o projeto teve muitos desafios a serem vencidos até obter como resultado uma edificação final que propicia aos usuários um espaço condizente com os estabelecimentos de saúde, com adequadas condições de conforto, salubridade e fluxos.

NPI – NÚCLEO DE PERÍCIAS INTEGRADAS

O Núcleo de Pericias Integradas é o somatório dois conhecidos órgãos de perícias do estado de Minas Gerais, o Instituto de Criminalística e o IML (Instituto Médico Legal). A centralização das atividades em um novo e amplo conjunto edificado vislumbra uma melhoria dos processos de investigação do estado além de uma otimização dos processos de trabalho. O conjunto de amplas dimensões será edificado no Bairro Gameleira e foi objeto de um trabalho com muita inspiração e infinita transpiração até a obtenção deste empreendimento que promete colocar a atividade investigativa de Minas Gerais num patamar de referência nacional.

CODONT PM

O Centro Odontológico da Polícia Militar de Belo Horizonte está hoje implantado no 1º Batalhão da Polícia Militar de BH, uma das primeiras construções erguidas na capital mineira. Atuando em um edifício repleto de marcas e problemas causados pela ação do tempo, havia uma necessidade urgente de revisão das instalações físicas para sua adequação as demandas atuais, assim como atualização legal em conformidade às normas e legislações vigentes. O Grupo Arquitetos trabalhou na elaboração dos projetos executivos de reforma e ampliação do CODONT possibilitando que a prévia concepção elaborada se tornasse possível dentro um futuro próximo.

CETEBIO LAGOA SANTA

Localizado no complexo industrial de Lagoa Santa, esta unidade do Hemominas atua como bancos de tecidos biológicos (medula óssea, sangue de cordão umbilical e placentário, sangue raro, banco de pele, membrana amniótica, tecido musculoesquelético e tecidos cardiovasculares). Sendo uma instalação pioneira no território nacional, o Grupo Arquitetos teve o grande desafio técnico de atuar elaborando os projetos executivos da 2ª etapa desta tão significativa edificação.

CENTROS DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE

Junto da Prefeitura de Belo Horizonte o Grupo arquitetos trabalhou diversos Centros de Saúde nas diversas regionais da cidade, obras do Orçamento Participativo ou outros programas assistenciais da PBH. Um Centro de Saúde é o estabelecimento que está mais próximo da população no atendimento ambulatorial, aplicação de vacinas e distribuição de medicamentos da farmácia popular; trabalhar um Centro de Saúde é intervir diretamente na vida da comunidade, por isso uma missão social a cumprir com arquiteturas que sejam passiveis de acolher aqueles usuários que ali chegam em situações apreensivas. Os traços da equipe do Grupo Arquitetos estão no Centro de Saúde Vilas Reunidas, Centro de Saúde Vila Cemig, Centro de Saúde Confisco, Centro de Saúde São Miguel Arcanjo, Centro de Saúde Campo Alegre, Centro de Saúde Ventosa, Centro de Saúde Serrano, Centro de Saúde Jardim Alvorada e Centro de Saúde Copacabana.

ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE EM MINAS GERAIS

Junto ao Governo de Minas Gerais a equipe Grupo Arquitetos pegou a estrada para diversos municípios com uma variedade de empreendimentos de saúde com abrangências administrativas como as GRS (Gerência Regional de Saúde) das cidades de Alfenas, Barbacena, Diamantina, Ituiutaba, Pedra Azul, Pirapora, Uberaba e Uberlândia. Na cidade de Patos de Minas o Grupo Arquiteto trabalhou no CVV: Centro Viva Vida e, em Vespasiano na UPA: Unidade de Pronto Atendimento. Hemominas são unidades mais complexas e a equipe do Grupo Arquitetos se envolveu com este tipo de empreendimento em Ponte Nova.

” O Grupo Arquitetos foi contratado através de uma licitação. Fiquei muito satisfeito com as soluções oferecidas pelo projeto, cumprimento dos prazos, informações do projeto e atendimento do Grupo Arquitetos. Certamente indico a empresa que é muito responsável e competente. ”

Ronaldo Goodson do Nascimento, DEER-MG