Em 2016 este artigo foi elaborado na disciplina Método da Pesquisa em Design Do Curso De Mestrado da Escola de Design da Universidade do Estado De Minas Gerais – UEMG. Trata-se de uma reflexão sobre a qualidade da arquitetura das escolas públicas padrão mineiras, um questionamento sobre arquitetura e educação.

Artigo de João Fernandes Júnior e Sebastiana Luiza Bragança Lana

RESUMO

Este documento apresenta uma reflexão sobre a qualidade da arquitetura das escolas públicas padrão do estado de Minas Gerais. Fazer uma arquitetura padrão é algo que por si só já se torna uma incoerência na medida em que o fazer arquitetônico não consiste numa produção industrial serial, mas sim numa manufatura, onde cada produto tem um diálogo direto com seu entorno imediato e principalmente com seus usuários. As escolas públicas mineiras estão com aproximadamente 60 anos de idade, um modelo de sucesso no passado e que não está hoje em plena forma para acompanhar as novas concepções pedagógicas de um sistema educacional que caminhou a passos largos nas últimas décadas.

Palavras-chave: Escolas Públicas Padrão; Arquitetura; Concepção Pedagógica.

ABSTRACT

This paper presents a reflection on the quality of the architecture of the state public schools in the state of Minas Gerais. Making a standard architecture is something that in itself already becomes an incoherence in that the architectural making is not a serial industrial production, but a manufacturing, where each product has a direct dialogue with its immediate surroundings and mainly with its users . The Minas Gerais public schools are about 60 years old, a model of success in the past and that is not in good shape today to follow the new pedagogical conceptions of an educational system that has been striding in the last decades.

Keywords: Standard Public Schools; Architecture; Pedagogical Design.

RESUMEN

Esto artículo presenta una reflexión sobre la calidad de la arquitectura de las escuelas públicas estándar en el estado de Minas Gerais. Hacer una arquitectura estándar es algo que en sí mismo se convierte en una inconsistencia en que la arquitectura no consiste en una producción industrial en serie, sin embargo en la industria manufacturera, donde cada producto tiene un diálogo directo con su entorno inmediato y sobre todo con sus usuarios . Las escuelas públicas de Minas Gerais tienen aproximadamente 60 años de edad, un modelo de éxito en el pasado y en la actualidad no está en su mejor forma de mantenerse al día con los nuevos conceptos educativos de un sistema educativo que dirigió las últimas décadas.

Palabras clave: Escuelas Públicas estándar; arquitectura; El diseño pedagógico

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