XII Encontro Nacional e VIII Encontro Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC e ELACAC 2013)
Apesar do gosto deste arquiteto pelo estudo, nunca tinha sido muito afeito aos esmeros acadêmicos até então em minha trajetória profissional. Sempre preferi a parte prática em relação a educacional, motivo pelo qual até então nunca havia me envolvido significativamente com pesquisas científicas. Isso mudou bem em 2013, quando estava para finalizar uma Pós-Graduação em Sustentabilidade e Técnicas Construtivas aplicadas ao Ambiente Construtivo na UFMG.
Até então, nunca havia tido a necessidade de elaborar uma monografia e durante minha graduação, não me envolvi em absolutamente nada com pesquisas científicas.
Confesso… sempre tive uma certa “preguiça” da demora e da abstração que muitas vezes o processo científico demanda. Optei sempre por utilizar meu tempo em busca de conhecimentos mais práticos e concretos através de estágios em diversos escritórios de arquitetura. Meu trabalho final de graduação não foi uma monografia como exigido na grande maioria dos outros cursos superiores, mas sim, um projeto de uma edificação cultural no centro de Belo Horizonte (projeto que até hoje me faz recordar do quanto eu era imaturo arquitetonicamente).
Minha primeira pós-graduação também acabou por gerar como trabalho de conclusão de curso uma proposta de intervenção interna em um estabelecimento comercial, ou seja, mais um projeto para meu portfólio.
Ao me deparar com a necessidade de realizar uma monografia nesta nova especialização em 2013, um misto de sentimentos tomou conta de mim.
Um certo receio e preocupação foram inevitáveis, no entanto, a vontade de aprender e conquistar algo novo muitas vezes falou mais alto e superou qualquer outro pensamento que me impedia de ir adiante.
Se já havia até então aprendido tanta coisa em minha vida, por que não poderia aprender mais? O que poderia me impedir de aprender algo novo e até mesmo a tomar gosto por aquilo?
Estas foram as perguntas que muitas vezes me impulsionaram para esta conquista e de fato, me foram muito úteis.
O resultado disso foi, além de uma monografia que serviu para base em um artigo para o ENCAC-ELACAC 2013: XII Encontro Nacional e VIII Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído, ocorrido em Brasília. O trabalho e respectivo artigo, apresentado abaixo, foi um desafio pessoal, onde pude aprender, além de vários conhecimentos técnicos e científicos, um pouco mais sobre mim mesmo.