CULTURA

Um espaço destinado a um equipamento cultural deverá se tornar uma referência para a população de uma localidade. Deve contar não somente com soluções técnicas que garantam o adequado conforto e funcionalidade das instalações, mas também com uma arquitetura vibrante que expresse e acolha todo o potencial criativo de seus usuários. São estes espaços em que se reúnem os embriões culturais de várias gerações e o Grupo Arquitetos se sente honrado em ter participado com a sua visão artística e crítica na concepção de muitos destes exemplares.

O GRUPO ARQUITETOS E A CULTURA

A equipe do Grupo Arquitetos sempre manteve seu olhar e saber atualizados com o área cultural. Vejam alguns centros culturais que têm a assinatura do Grupo.

  • Centro Cultural Bairro das Indústrias
  • Centro Cultural Jardim Guanabara
  • Centro Cultural Multiuso Via 240
  • Centro Cultural Salgado Filho
  • Centro Cultural Santa Rita
  • Centro Cultural São Geraldo

“Arquitetura é música congelada.” Arthur Schopenhauer

CENTROS CULTURAIS DE BELO HORIZONTE

Dentro do programa do Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Digital da Prefeitura de Belo Horizonte o Grupo Arquiteto junto da Fundação Municipal de Cultura projetou inúmeros Centros Culturais nas diversas regionais de Belo Horizonte. Os centros culturais movimentam em muito as comunidades locais, possuem espaços que acolhem diversas oficinas, teatros, auditórios e áreas livres onde a multiplicidade cultural ganha vez, seja no palco, seja na praça. Cada Centro Cultural tratou com esmero sua arquitetura de modo a acolher adequadamente os programas propostos com foco no bem estar dos usuários e visitantes, que tem feito intenso uso das edificações.

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA LIA SALGADO

Leopoldina, MG – Área 3075,00 m²
Projeto executivo para a construção do prédio do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, no município de Leopoldina foi elaborado com base num anteprojeto de arquitetura fornecido pelo Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais. A edificação, oferecerá à população um espetacular teatro para 220 expectadores, além de instrumentoteca, salas de aulas teóricas, aulas conjuntas e individuais de diversas práticas musicais e biblioteca. Tudo estará distribuído numa ampla edificação de dois pavimentos que, com volumetria imponente e um cauteloso tratamento acústico irá revolucionar a produção musical do município.

CENTRO CULTURAL DE LAGOA DOURADA

Lagoa Dourada, MG – Área 1836 m²
O estudo proposto para o Centro Cultural de Lagoa Dourada, em parceria com a Tramela Arquitetura, trabalhou uma arquitetura que permeou entre os espaços abertos e fechados, uma praça que vira prédio e um prédio que vira praça no traçado orgânico de um anfiteatro e varanda. Nova Sede da Secretaria de Cultura irá acolher também a biblioteca pública, um pequeno núcleo comercial, Museu, e um amplo espaço plural de Teatro e Cinema para público estimado de 200 expectadores.
Foto: Grupo Teatro a Bordo

ESPAÇO CÊNICO YOSHIFUMI YAGI / TEATRO RAUL BELÉM

Bairro Alípio de Melo, Belo Horizonte, MG – Área 12.043,15m²
O anteprojeto criado para o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém vem trazer a Belo Horizonte um conceito artístico ainda inexistente na cidade, um local que com caráter plural acolhe diversas possibilidades de ocupação, seja o tradicional palco italiano,
seja o bom e velho anfiteatro romano. Aliadas às novas possibilidades culturais, o conjunto está edificado em extensa área livre que, com ampla esplanada, consegue acolher eventos de maior público estimado. Mais uma obra requerida pela comunidade local através do Orçamento Participativo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

“O GRUPO ARQUITETOS tem prestado serviços de arquitetura ao estado de Minas Gerais desde o final de 2008. Desde aquela época tem se mostrado extremamente profissional, parceiro e cumpridor dos prazos estabelecidos com ótimas soluções e qualidade dos projetos apresentados. Além disso, transita com desenvoltura pelos órgãos legais, acompanhando as aprovações dos projetos até a emissão do documento final. Tais requisitos qualificam o GRUPO ARQUITETOS como um dos escritórios de projetos mais bem sintonizados aos interesses finalísticos dos órgãos públicos, como otimização dos custos de execução, da funcionalidade, da estética, da acessibilidade, da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente e ao entorno, promovendo uma melhor qualidade vida a todos os usuários. ”
Arquiteto Henrique Coutinho Gestor de Projetos GPED, Gerência de Projetos da Educação DEOP/MG