EDUCAÇÃO

Espaços educacionais são locais de aprendizagem que devem possuir uma arquitetura que não somente propicie condições técnicas e ambientais para seus usuários mas também o estímulo ao saber, a colaboração e a civilidade. São ambiências que formam toda uma futura geração, ambiências que irão contribuir para a formação de uma sociedade mais culta, mais humana. Trabalhar espaços educacionais é trabalhar o futuro, responsabilidade acolhida com cuidado pela equipe Grupo Arquitetos.

O GRUPO ARQUITETOS
E A EDUCAÇÃO

Escolas Municipais de Belo Horizonte
que são projetos do Grupo Arquitetos

  • Colégio Imaco 3983
  • Anexo da E. M. Antônia Ferreira
  • Anexo da E. M. Efigênia Vidigal
  • E. M. Visconde do Rio Branco Área
  • E. M. Prof. Eleonora Pierucetti
  • E. M. Prof. Helena Abdala
  • E. M. Prof. Acidália Lott
  • E. M. Prof. Levindo Lopes
  • E. M. De Ensino Fundamental Solar Rubi
  • E. M. Carlos Drumond de Andrade
  • E. M. Israel Pinheiro
  • E. M. Julia Paraíso
  • E. M. Daniel Alvarenga

“É necessário encontrar o equilíbrio certo entre o controle da experiência espacial e uma liberdade para permitir que as coisas aconteçam.” Álvaro Siza

ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS

O Sistema Educacional do Estado de Minas Gerais sempre teve índices meritórios em território nacional com reconhecido compromisso com a educação e formação dos futuros cidadãos. Dentre reflexos deste compromisso está a constante construção de escolas no interior de Minas Gerais. O governo do estado possui algumas tipologias padrão de edificações escolares, como os designados 4/98, 5/2000 e ASC. O Grupo Arquitetos trabalhou na revisão e atualização do chamado Padrão 4/98 versão 2005, e, veio a trabalhar na implantação destes nos municípios mineiros de Ibirité, Madre de Deus de Minas, Vermelho Novo, Araçuaí, São José da Lapa, São Sebastião do Paraíso, Januária, Monte Azul, Mata Verde, Belo Horizonte, Itapecerica, Angelândia e Igarapé.
Em Governador Valadares, a acessibilidade da Escola Estadual Jardim Ipê foi resultado do trabalho do Grupo Arquitetos, assim como interviu numa grande reforma e ampliação da Escola Estadual Jorge Paes Sardinha, em Belo Horizonte.
Em Pedro Leopoldo, no Distrito de Fidalgo, a Escola Estadual Romero de Carvalho foi construída em moldes totalmente novos uma vez que as diminutas dimensões do terreno não viabilizavam as dimensões dos padrões estaduais existentes. A antiga escola foi demolida e a atual está em fase final de obras, um projeto que primou pela sustentabilidade no projeto, e, veio a ser o estopim para uma revisão dos padrões edificados até então.

ESCOLAS PADRÃO DE MINAS GERAIS

Os padrões arquitetônicos das escolas públicas mineiras foram revisados pela equipe do Grupo Arquitetos num molde vanguardista nas questões de sustentabilidade: aplicou adequadas soluções de iluminação e ventilação natural, propôs soluções de aproveitamento de águas pluviais, aquecimento solar e dispositivos de uso inteligente de água além de adequados mecanismos de iluminação artificial. As soluções dadas foram objeto de simulação computacional do conforto térmico nos ambientes e veio a ser apresentado no Encontro Nacional e Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído ENCAC/ELACAC 2013, realizado Brasilia. No ano de 2015, no ENCAC/ELACAC realizado em Campinas, novo artigo apresentado, tratava-se de um estudo minucioso da edificação em conformidade ao processo de etiquetagem de envoltórias do PROCEL.

ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE

Junto dos programas da Prefeitura de Belo Horizonte o Grupo Arquitetos interviu em mais de 36.000m2 de área construída nas escolas públicas municipais do ensino básico. Implantadas desde sua concepção inicial como a Escola Visconde do Rio Branco ou reformas de porte considerável, como a Escola Municipal Israel Pinheiro, arquitetar espaços escolares é provocar sensações, proporcionar vivências e garantir um meio habitável e propício à promoção do saber.

ACADEPOL

Bairro Nova Gameleira, Belo Horizonte, MG
Academia responsável pelo recrutamento e treinamento de policiais civis, bem como o aperfeiçoamento desses servidores, através de cursos de capacitação e uso de armas, assim como o atendimento ao público. O projeto conta com: estande de tiros, áreas para atividades desportivas e culturais, salas técnicas e de apoio, auditório, etc.

CFAS PMMG

Bairro Prado, Belo Horizonte, MG – Área 5700 m²
O novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Policia Militar de Minas Gerais está capacitado a centralizar e organizar em uma única edificação as atividades do curso de formação de agentes militares; contará com amplo auditório, 32 salas de aula, laboratórios e centros de pesquisa

VILA OLÍMPICA COMPLEXO UEMG/HIDROEX FRUTAL

No Complexo Universitário UEMG/HIDROEX de Frutal, Minas Gerais, o Grupo Arquitetos trabalhou os 55.000m2 da Vila Olímpica onde foram posicionados campo de futebol, pistas de atletismo, quadras society, quadras de Tenis, Quadras Poliesportivas e áreas de apoio como vestiários, arquibancadas, áreas de alongamento num conjunto de paisagismo trabalhado de modo a gerar agradáveis ambiências em tão quente região.

CAMPUS DO IFNMG

O Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais, campus Montes Claros, era apenas um grande terreno com poucas edificações quando a equipe do Grupo Arquitetos iniciou os primeiros traços que iriam criar a nova cara do Campus: a equipe trabalhou todo o urbanismo e paisagismo do dos 94.000m2 do campus onde ainda foram implantados 5.640m2 de área construída das novas edificações do núcleo didático (Pavilhão de Aulas e Pavilhão de Laboratórios), áreas de apoio (Ginásio Poliesportivo e Prédio de Assistência ao Educando) e áreas técnicas (Edifício Garagem e Almoxarifado Geral).

“A empresa GRUPO Arquitetos e Urbanistas presta serviço ao Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais / DEOP-MG há vários anos, participando de processos licitatórios para a contratação de serviços de elaboração de projetos. Os projetos elaborados para a implantação de projeto padrão escolar e também para projetos específicos para escolas, prédios administrativos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais-SEE/MG e projetos de restauração de prédios históricos de escolas tombados por órgãos de patrimônio em nível municipal, estadual e federal sempre foram pautados pela boa qualidade de elaboração dos mesmos, atendendo aos escopos e cronogramas contratados. O relacionamento dos profissionais da empresa com o DEOP-MG e com outros órgãos envolvidos nos processos de elaboração e aprovação dos projetos foi sempre em nível técnico-profissional de qualidade com a procura das melhores soluções técnicas e também com preocupação quanto a viabilidade econômica dos empreendimentos. ”
Cleber José Costa Gerente de Projetos da Educação , GPED Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais – DEOP-MG