LARES

Projetar um lar não é só projetar uma casa, uma habitação ou um edifício residencial, e, por isso nomeou-se esta sessão de Lares. Criar um lar é desvendar o inconsciente de seu futuro morador (ou moradores), é conhecer seus hábitos, sua intimidade, seu café da manhã e seu hobby obliterado pela ação do tempo; é descortinar medos, é propiciar experiências, é criar nova vida. Ter um lar é ter o refúgio desejado, confortável e que veio a ser materializado através de uma arquitetura que compreende as tênues dores e delícias dos que ali habitam.

O GRUPO ARQUITETOS E A CRIAÇÃO DE LARES

Especialistas em saber utilizar o contexto da arquitetura para promover a melhor vista, o local mais aconchegante, o Grupo mostra seu talento em vários lares em condomínios pelo país.

  • Portal de Bragança em Bragança Paulista
  • Veredas das Gerais
  • Vale dos Cristais
  • Quintas do Sol e Conde em Nova Lima
  • Aconchego da Serra em Itabirito
  • Recanto dos Pássaros em Ipatinga
img-fachada-frente-casa-projeto-residencial-grupo-arquitetos

“O lar deve ser o tesouro da vida.” Le Corbusier

CASA QUINTAS DO SOL 2

Um casal jovem, com sonhos no discurso e um bebê no ventre, desejava uma casa que não estava nos livros ou revistas de arquitetura e vieram trazer ao Grupo Arquitetos uma prazerosa missão, conceber o lar desta família. Materializar este lar foi um trabalho sistêmico e criterioso, com minuciosas investigações, agradáveis reuniões e estudos diversos. A casa imaterial ficou pronta e produz sentimentos variados ao se ver tão pomposa na paisagem, tão única na sua rua, tão discreta em seu diálogo com a natureza ao redor.
Este lindo projeto foi matéria do site ARCHDAILY. O site de arquitetura mais visitado do mundo. Leia aqui!

Crédito das fotos: Ivan Araújo

CASA ACONCHEGO

Aconchego por definição é um amparo, um abrigo, uma acomodação confortável e acolhedora. Aconchego foi o mote projetual que guiou o traçado arquitetônico nesta residência em Itabirito, região metropolitana de Belo Horizonte, um lugar montanhoso com belíssima paisagem e temperaturas aprazíveis.
A arquitetura proposta buscou trabalhar com materiais e revestimentos que fossem facilmente encontrados na região, valorizando a mão de obra local e as características técnicas dessas materialidades. Madeira foi usada nos forros e esquadria, estão em harmonia com a paisagem e aquecem o espaço; pisos de cimento queimado e ladrilho hidráulico fortalecem a mineiridade da família, o telhado cerâmico foi meta desde o começo, garantindo um pé-direito variado e agradáveis temperaturas internas; zenitais de vidro e brises ajudam na iluminação interna e propiciam um maior conforto térmico e luminoso.
Sim, parafraseando Elba, esta família toda semana corre de volta pro seu aconchego.

Crédito das fotos: Ivan Araújo

CASA IPATINGA

Um terreno de aproximadamente 10.000m² acolhe esta unidade residencial com extensa área paisagística e um setor específico para criação de equinos. A arquitetura proposta pelo Grupo integra harmonicamente uma solução formal contemporânea à beleza e sossego campestre.

SÍTIO SANTA EDWIGES

A família cresceu e a casa da cidade não mais comportou os encontros da família, que, neste refúgio tem movimento certo aos finais de semana. Pai construtor, filha engenheira e filho arquiteto ergueram a casa com poucos e bem concebidos cômodos numa arquitetura singela e prática. Como o fazer construtivo não cessa, o sitio já agregou pomar, horta, piscina, capela e casa de bonecas… Este lar cresce e se transforma continuamente, se adequando às alegrias da família.

CASA CRISTAIS

A privacidade desejada pelos moradores desta casa do Condomínio Vale dos Cristais foi a tônica que ditou os traços de sua arquitetura, que com poucas aberturas na fachada principal pouco revela da intimidade de seu interior. Expõe a área de lazer, recebendo de braços abertos os convidados e resguarda a intimidade do dia-a-dia dos olhos vizinhos, voltando os próprios olhos para a mata de preservação ao fundo do terreno.

Crédito das fotos: Ivan Araújo

APARTAMENTO SANTA TERESA

A oportunidade deste novo lar surgiu numa pedalada de fim de semana, quando ao avistar um prédio num bairro que muito amo despertou o interesse. Sem pretensões, fiz contato com a construtora, sem expectativas visitei a obra e pronto, flecha no peito, amor bateu: o apartamento de área privativa mostrava uma planta inteligente com bom aproveitamento espacial e possibilidades mil.
Fotografias @ram.fotoarq
Na Mídia Casa Abril

APARTAMENTO CIDADE NOVA – BH

Um apartamento bem contemporâneo, numa combinação de tons neutros e terrosos, pra um casal jovem apreciador de vinhos e rock and roll. A escolha dos materiais aplicados demandou muito cuidado e atenção, uma vez que os filhos de 4 patas do jovem casal são muitíssimo exigentes. A cozinha foi planejada com uma marcenaria versátil que dá maior flexibilidade nos dias em que a permeabilidade visual não é desejada, mas atenção que mesmo com a cozinha fechada os dogs conseguem circular de forma livre pelos espaços.
Fotografias: @ivanaraujoms

TOP HOUSE PRADO

Uma amizade se consolida ao longo de anos, e não há nada mais prazeroso para um arquiteto do que poder fazer o projeto do apartamento novo de um casal de amigos. Aqueles amigos que estão muito mais que dentro do peito, e que Milton perdoe meu trocadilho. Um projeto que ultrapassou a dureza e o cimento da palavra apartamento e focou no sentimento da palavra lar; foi projetado um lar.
Fotografias @ram.fotoarq
Na mídia: Casa Abril

EDIFÍCIO MIRANTE

Projetado na Região da Pampulha em Belo Horizonte, este edifício de alto luxo será um grande diferencial local: localização privilegiada com vista definitiva, fácil acesso e uma planta muito versátil. O entorno foi bem definido no traçado arquitetônico proposto, afinal, a vista privilegiada do local é algo muito sedutor e foi somada a um trecho de preservação ambiental que garante uma ampla área verde ao conjunto edificado. Um projeto muito desafiador e bem apimentado de condicionantes projetuais, a área de lazer conta com amplo salão de festas integrado à uma área gourmet e piscinas.

PRÉDIO FRANCISCO DESLANDES

No bairro Anchieta projetamos um Prédio bem interessante, um empreendimento que soma o uso residencial nos pavimentos superiores a atividades comerciais e serviços nos pavimentos inferiores. Apartamentos de 3 e 2 quartos com amplos espaços e uma primorosa solução que tirou muito proveito da implantação e os apartamentos de cobertura são um requinte com ampla área de lazer de encher os olhos. O Setor Comercial tem ligação direta com as ruas limítrofes e não tira a privacidade dos moradores; são espaços de distintas dimensões e possibilidades conforme o usuário desejar. Todo o conjunto trabalhou numa arquitetura com traçado contemporâneo, materiais locais e com um toque de cor a trazer bastante personalidade ao edifício. Ipês amarelos no jardim de entrada ficarão um charme pra compor!

CASA GS – Condomínio Fazenda da Serra – BH

Uma casa bem típica do início dos anos 2000 ganhou uma reforma drástica e se atualizou com louvor. A família se alterou, os filhos deixaram o ninho e o casal aproveitou para criar um espaço bem bacana para a breve chegada dos netos: a cozinha foi completamente remodelada e o hábito de receber ficou mais valorizado com a inclusão de um espaço gourmet e área de lazer integrados. As salas receberam novos revestimentos e se tornaram muito mais aconchegantes e a Fachada Principal que sempre se viu castigada por um sol poente ganhou um brise retrátil em aço cortein, afinal perder o espetacular pôr do sol local não era a intenção da equipe de arquitetura.

Fotografias: @ivanaraujoms

HABITAÇÕES SOCIAIS

Habitações sociais são lares destinados àquela parcela da população cujo nível de renda dificulta ou impede o acesso à moradia através dos mecanismos normais do mercado imobiliário; normalmente essa garantia do direito à moradia é promovido pelo poder público. Em Belo Horizonte, trabalhando junto à Sudecap Urbel e SMAHAB o Grupo Arquitetos trabalhou inúmeros conjuntos de habitações sociais dos programas assistenciais da prefeitura, proporcionando lares a diversas famílias nos bairros Aglomerado Santa Lúcia, Alto Vera Cruz, Jatobá, Santa Maria, Santa Mônica, Sinimbu, Tirol, Vila Monte Carmelo e Vila Tabelião Ferraz.

“A nossa casa do Aconchego da Serra (projeto do Grupo Arquitetos) ficou muito linda e funcional. O projeto conseguiu contornar muito bem um problema existente na região: a unidade, o mofo. A casa ficou muito bem iluminada pela luz solar, sendo agradável no verão e no inverno.”
Stela e Eduardo Cerqueira
“Construímos uma casa bem estruturada, funcional, moderna e com baixo custo. Somos muito gratos a equipe do Grupo Arquitetos pela competência e pela atenção e respeito pelas nossas ponderações e solicitações”
Luiz Otávio Tassara Cardoso e Ciléa Vitória Tassara