No celebrado mês das mulheres a equipe Grupo Arquitetos quis homenageá-las com aquele casting que você respeita!
Nas águas de março fechando o verão, no celebrado mês das mulheres a equipe Grupo Arquitetos quis homenageá-las com aquele casting que você respeita: posts semanais memoráveis mereceram ser eternizados no blog, afinal, o recalque passa longe… não estamos trazendo aqui as musas da mitologia grega, estamos trazendo arquitetas que amamos e que, como um recorte, vem traduzir nossa humilde homenagem.
Achillina Bo, ou Lina Bo Bardi, é arquiteta italiana mais brasileira de nossa terra, produziu exemplares magníficos em solo paulistano, principalmente. Quero elucidar duas obras que conheço, visito e revisito a cada pisada na terra da garoa, o SESC Pompéia e o MASP, Museu de Arte Moderna. Lina, com seus traços modernistas, moldou o concreto com elegância e sapiência nestas duas edificações, ambos os espaços são públicos e merecem toda atenção do público. Mesmo que você não entre no MASP, tome uma cerveja ali na frente e carpe diem, o people walking ali é único.
Zaha Hadid, um fortíssimo nome na arquitetura internacional, ganhadora do Prêmio Pritzker em 2004 nos deixou órfãos em março de 2016. Zaha é reconhecida por projetos conceituais incríveis de uma tecnologia avançada e traços únicos que não permitem que ela seja confundida, ela não é uma arquiteta “en passent”. Roma tem uma obra significativa de Zaha: bem longe do centro histórico, depois de um metrô, ônibus, tramway e quiça uma biga, o MAXXI, Museu de Arte do Século XXI, acolhe um acervo interessante e coadjuvante quando comparado ao prédio, que, encanta e se destaca na paisagem local.
Salve Zaha!
Gloria Pires interpretou lindamente “Lota” nos cinemas no filme Flores Raras em 2013: Maria Carlota Costallat de Macedo Soares tem uma trajetória de vida interessantíssima, um processo de conceber arquitetura muito sensível e, pensar o Rio de Janeiro sem o seu projeto do Aterro do Flamengo, é o mesmo que final de ano sem Especial de Roberto Carlos.
Lota completaria 108 anos neste mês de março.
Para finalizar, uma arquiteta mineira que amo: Marieta Maciel.
Marieta tem uma produção linda e uma vida de trabalho acadêmico e mercadológico bem extensa, ocupou cadeiras variadas dentro da Escola de Arquitetura da UFMG e deixou o paisagismo de Belo Horizonte ainda mais lindo, como a deliciosa Praça do Papa.
Marieta, além de ter sido uma das professoras preferidas da universidade, é uma parceira de trabalho querida do Grupo Arquitetos, logo desata a grande intervenção que propomos para o Parque Municipal.
Que orgulho de ver profissionais tão qualificadas e maior ainda de reconhecer trabalhos tão importantes… parte da nossa vida!!!
Daniel… super concordo com você !
Alguma sugestão de assunto pra abordarmos ?
Daniel… super concordo com você !
Alguma sugestão de assunto pra abordarmos nos próximos posts?