Como você lida com sua redes de contatos?

Palavra da moda, muito se fala em Networking na atualidade. Por onde se anda escutamos esta palavrinha importada e a ela tem sido atribuída uma importância ímpar nas relações profissionais modernas. Muito se fala, mas pouco se explica o que realmente seria o tal “Networking”. Pior ainda, pouco se explica e quase nada se ensina sobre como realizar o “bom” Networking.

A missão deste texto é compartilhar alguns conceitos que recentemente são válidos para um crescimento profissional e pessoal, conhecimentos e vivências adquiridas dentro da maior rede de Networking profissional do mundo, o BNI (Business Network International).

networking-e-compartilhar-conhecimento

O BNI quebrou alguns paradigmas, até então tinha por certo que Networking se resumia a uma rica coleção de cartões de visitas do fundo da gaveta, ou aos contatos profissionais que se proliferavam na agenda telefônica. Tudo isso estava aliado a uma ótica bem egoísta: aguardar um retorno mágico ou um contrato fictício destes contatos gélidos.

Tenho aprendido na prática que, criar uma rede de relacionamento profissionais efetiva exige uma postura bem diferente e muito mais proativa do que as referidas coleções: a primeira regra é: uma ATIVIDADE CONSTANTE.
De nada adianta investir pesado hoje na formação desta rede de contatos se daqui a poucas semanas não estiver dando devida atenção a ela. É preciso estar sempre atuante pois o que conta é o resultado a longo prazo. E quando eu digo investir, não digo somente conhecer novas pessoas de sua área profissional, mas principalmente, se fazer presente para aquelas que você já conhece. Para comprovar, segue um simples exercício mental: quantas vezes você teve a oportunidade de indicar o serviço de uma pessoa conhecida que, na hora “H” em que a oportunidade bateu na porta, você não se recordou dela? Pois é, adivinhe…isso ocorre com quase todo mundo e não somente com você! Ou seja, você também é coleção de gaveta de alguém.

VISIBILIDADE NO MUNDO CORPORATIVO

Um conceito fundamental no bom Networking é o de VISIBILIDADE. Se você não estiver presente para a sua rede de contatos, a chance de você não ser lembrado no futuro por estas pessoas é imensa. E como estar presente? Hoje a tecnologia facilitou muito a nossa vida e podemos nos conectar com qualquer pessoa independentemente da hora e local. WhatsApp, Facebook, Instagram, Linkedin… todas estas plataformas de redes sociais podem ser usadas a seu favor para se fazer presente.
No entanto, nada substitui o encontro presencial que se torna muito mais memorável que qualquer outra solução virtual (até o momento, creio eu). Não hesite em marcar encontros presenciais em um café para conversar sobre negócios, mesmo que não seja algo tão específico. Você não tem ideia o quanto estes encontros ocasionais podem resultar se feitos de forma mais constante. A regra aqui é clara: cultive o relacionamento para que as pessoas se recordem de você.

Outro conceito importante é o de CREDIBILIDADE. Não acredite que acabou de conhecer um contato interessante e que ele já imediatamente irá render “frutos” ao seu negócio! Isso até pode ocorrer, no entanto, não é regra. O normal é que exista um tempo para que esta pessoa comece a conhecer e confiar em você como um possível profissional reverenciável. Isso vai variar muito das oportunidades que esta pessoa tiver para te indicar, o que pode ocorrer rapidamente, dentro de algumas semanas, ou mesmo demorar bastante, até mesmo anos.

Referenciar alguém é ser corresponsável, logo, mostre-se responsável, crível e credível.

Pratique recorrentemente a “PACIÊNCIA INTELIGENTE”. Continue investindo na manutenção de sua rede de contatos sem descuidar da sua imagem profissional: não se trata do vestuário utilizado para trabalhar (apesar desta não merecer desatenção e desleixo) mas principalmente da conduta adotada. Procure sempre estar atento, sendo um exemplo de profissionalismo, ética e respeito. Mais cedo ou mais tarde, as pessoas começarão a associar estes valores à sua pessoa e a credibilidade estará consolidada.

networking-como-trabalhar-as-relacoes-corporativas
networking-como-trabalhar-as-relacoes-corporativas

Finalmente, outra grande recomendação e que complementa as “dicas” anteriores é: SE IMPORTE com os outros. Procure estar atento às necessidades de cada um de seus contatos e de auxiliar sempre da melhor forma que puder. Existe uma lei que aí atua e que se chama RECIPROCIDADE. Quando nos importamos verdadeiramente com os outros, o interesse dessas outras pessoas em auxiliar-nos geralmente é correspondido, principalmente quando atuamos de forma genuína. Esta é a filosofia principal aprendida no BNI, este é o “GIVERS GAIN” ou “ganhar contribuindo”.

givers-gain

Enfim, entenda que cultivar o Networking é cultivar relacionamentos duradouros. Não existe fórmula mágica ou atalhos. Uma rede de contatos bem estabelecida ao longo dos anos faz toda a diferença no sucesso de sua carreira profissional