Segundo o bom e velho Dicionário Aurélio, qualidade é “aquilo que caracteriza”, e nossa vivência já nos remete uma informação positiva ao mencionar este termo. Entretanto, qualidade pode vir a caracterizar algo tanto positiva e negativamente, portanto, este cognato carregado de subjetividade necessita de nome e sobrenome para sua devida compreensão. No que diz respeito a produtos ou serviços encontrados no mercado, há várias definições para qualidade: “conformidade com as exigências dos clientes”, “relação custo/benefício”, “adequação ao uso”, “valor agregado, que produtos similares não possuem”; “fazer certo à primeira vez”; “produtos e/ou serviços com efetividade“. No mercado o termo é geralmente empregado para significar “excelência” de um produto ou serviço.
O Grupo Arquitetos e Urbanistas foi galgando seu espaço e com o tempo a adoção de um Sistema de Qualidade aconteceu de forma natural à medida que a empresa crescia.
Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade exigiu preparação, planejamento, treinamento e uma relativa mudança e adaptação no cotidiano do Grupo de modo a otimizar os processos e fazer com que o Sistema realmente auxiliasse e não viesse a atrapalhar a organização. Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) eficiente, é aquele que traz resultados efetivos, é necessário rotina, padronização e envolvimento de todos da organização para que seja possível obter a melhoria contínua e a qualidade total: esta foi a tônica que guiou todo o processo.
A implementação do SGQ do Grupo Arquitetos foi guiada pela NBR ISO 9001-2015: criada pela International Organization for Standardization (ISO), a ISO 9001 é uma série de normas sobre gestão da qualidade que pode ser aplicada a empresas, produtos e serviços, contribuindo para a revolução de seus sistemas de gestão da qualidade, auxiliando empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente. Uma norma ISO precisa ser versátil ao ponto de ser adaptável a grandes campos industriais quanto a micro e pequenas empresas como o Grupo Arquitetos, que, moldou sua estrutura frente aos requisitos aplicáveis desta norma.
O Sistema de Gestão da Qualidade do Grupo Arquitetos foi desenvolvido para demonstrar sua capacidade em prover consistentemente serviços que atendam aos requisitos do cliente e as demandas aplicáveis, ampliando a satisfação desse cliente através da efetiva aplicação do Sistema, incluindo processos de melhoria contínua e processos que assegurem e garantam serviços com maior qualidade. Assim sendo os alguns Princípios da Qualidade foram elencados em conformidade à ISO 9001:20015: Foco no cliente; Liderança; Envolvimento das pessoas; Abordagem de processo; Abordagem sistêmica para a gestão; Melhoria contínua; Abordagem factual para tomada de decisão e Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.
Todos os serviços do Grupo Arquitetos são hoje balizados por Procedimentos capazes de conduzir a obtenção da almejada qualidade, capazes de garantir uma ideal produção de sua arquitetura e na manutenção da sua Política de Qualidade:
“O Grupo Arquitetos e Urbanistas atua na elaboração de projetos comprometido com os requisitos aplicáveis e aperfeiçoando os seus processos, buscando uma arquitetura que prima pela qualidade de vida e satisfação do cliente”.
Para o conhecimento do andamento empresarial foi necessário o estabelecimento de parâmetros mínimos, concretos, que balizassem as tomadas de decisão dos gestores. Assim, a mensuração da qualidade dos produtos e serviços da organização veio suprir essa necessidade através do uso de indicadores. O Grupo arquitetos estabeleceu indicadores para a mensuração de sua organização: o indicador de Melhoria Continua consiste no aprimoramento intelectual e profissional de sua equipe; o indicador de Prazos é assiduamente monitorado uma vez que configura um diferencial em empresas da construção civil; a Satisfação dos Clientes avalia a empresa sob a ótica do consumidor, analisando a ideal finalização dos processos e entrega dos produtos; e, por fim, o indicador Comercial fornece um feedback financeiro da empresa. Os indicadores são monitorados trimestralmente, e, os objetivos quando não atingidos são devidamente tratados nas Reuniões de Análise Crítica, e, quando necessário, são elaboradas ações preventivas e corretivas de modo a sanar não conformidades e buscar indicadores ideais.
A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade foi uma tarefa desafiadora, entretanto, possibilitou diversos benefícios, como o aumento da qualidade dos produtos, processos mais eficientes, redução dos custos operacionais, clientes ainda mais satisfeitos com a sua marca, fidelizados e, consequentemente, maior faturamento. O SGQ do Grupo Arquitetos foi assimilado e absorvido por sua equipe que hoje não abre mão desses processos e procedimentos ao traçar uma arquitetura com reconhecida excelência.