Este segundo post de arquitietagem traz 24 horas de perambulagem arquitetônica pela Cidade Maravilhosa.
Como bom amante da arquitetura recomendo uma hospedagem no Centro da cidade, berço de tanta história e aquecida de gente e acontecimentos durante todo o dia, toda a noite. Já que o assunto tocado foi história, o café da manhã na Confeitaria Colombo é ideal para começar a jornada: os espelhos e adornos desta centenária edificação nos deslumbram e nos proporcionam uma viagem ao Brasil Império. Saia da Colombo e caminhe sem pressa, apreciando o comércio, a velocidade dos passantes nas vias de pedestres que agora também acolhem o VLT, que elegantemente traz ares de modernidade àquele centenário conjunto urbano.
O café da manhã na Confeitaria Colombo é ideal para começar a jornada: os espelhos e adornos desta centenária edificação nos deslumbram e nos proporcionam uma viagem ao Brasil Império.
Desapercebidamente chegue a o magnífico Real Gabinete Português de Leitura, uma construção com um interior repleto de exemplares da literatura lusitana lindamente organizados em passarelas e estantes que em 3 andares criam uma atmosfera mística, proporcionam uma viagem no tempo com uma marcenaria extremamente adornada e requintada.
Ainda no Centro seus passos acabarão sendo conduzidos ao Teatro Municipal, a visita guiada vale cada minuto gasto para conhecer e apreciar toda a Art Nouveau ali presente. Continue rumo à região portuária, e, no caminho, tropece um pouquinho no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Cultural dos Correios, na Casa França Brasil e na Igreja da Candelária. De frente a esta igreja de vergonhosa memória e junto ao porto um agradável boulevard conduz o visitante em meio aos prédios da arquitetura da marinha brasileira até a renovada região portuária com lindíssimas edificações e áreas livres.
Chegando á região portuária, suba e faça uma pausa no restaurante do MAR, Museu de Arte do Rio e aprecie uma bela vista da revitalização urbana da região portuária desta edificação que é um excelente exemplar de revitalização patrimonial e arquitetônica. Direcione-se para o Museu do Amanhã: primeiro exemplar de Santiago Calatrava em território nacional esta edificação é exemplar ao lidar tão lindamente com as questões de sustentabilidade, acolhe um acervo extremamente tecnológico e milhões de turistas desde sua inauguração fazem dali uma passagem certa. A visitação é rápida e o prédio merece ser visto e revisto e analisado de todas as formas e ângulos possíveis. Saindo do museu, prossiga o tour pelos galpões recém-revitalizados e não poupe cliques à arte urbana dos gigantescos e fantásticos grafites que ali se fazem presentes.
O por do sol no rio é um caso a parte e merece muita atenção. Portanto, saia um pouco do centro e tome rumo do tradicional murinho da Urca, sente-se e aprecie o balanço do mar, uma bebida gelada e um bom tira gosto em pé numa paisagem que não será esquecida facilmente.
Quando a noite cai, seja turista e busque o reconhecido samba carioca. Rio Scenarium é uma tradicional casa que com uma arquitetura de interiores ricamente trabalhada ocupa um edifício com muitas memórias na Lapa em espaços que se multiplicam com muitas pluralidades de ocupação; a noite ali vai longe com muitos sorrisos e samba no pé.