PATRIMÔNIO

Trabalhar com o Patrimônio Arquitetônico é trabalhar com uma produção simbólica e material, carregada de diferentes valores e capaz de expressar as experiências sociais de uma sociedade. Ao longo da história do Grupo Arquitetos nos envolvemos com bens em variadas instâncias e variadas escalas de tombamento, demandando distintas atitudes e posturas para que o bem não tivesse seu passado desvalorizado e recebesse o devido respeito para sua longevidade futura. Preservar um bem urbano e arquitetônico é propagar às futuras gerações a memória do seu local, e, parafraseando o historiador Leandro Silva Telles: “Uma cidade sem seus velhos edifícios é como um homem sem memória”.

O GRUPO ARQUITETOS E A PRESERVAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS

Cidades por onde o Grupo Arquitetos já deixou sua marca em patrimônios históricos.

  • Congonhas
  • Conceição do Mato Dentro
  • Sabará
  • Patrocínio
  • Lagoa Dourada
  • Entre Rios de Minas
  • Belo Horizonte
  • Sete Lagoas

“Arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, porém anseia por atemporalidade.” Frank Gehry

ESCOLA ESTADUAL PAULA ROCHA

A Escola Estadual Paula Rocha foi uma das primeiras escolas estaduais do estado de Minas Gerais, imponentemente posicionada no centro de Sabará ao lado das ruínas da Igreja do Rosário é um belo exemplar com traços neoclássicos em sua edificação. As marcas do tempo foram rigorosas com a escola, e, o projeto proposto pelo Grupo Arquitetos vai colocar esta velha edificação em novas atividades com seu projeto de reforma, restauro e ampliação. As instalações físicas estão sendo melhoradas, os antigos anexos que destoavam do conjunto foram eliminados e todo o conjunto proposto apresenta agora uma maior harmonia. A nova Escola Estadual Paula Rocha terá adequadas condições de acessibilidade universal, refeitório e cozinha condizentes as normas vigentes, novos espaços para o ensino e aprendizado dos alunos e adequadas áreas de recreação.

ESCOLA ESTADUAL SÃO JOAQUIM

A Escola Estadual São Joaquim está no coração da cidade de Conceição do Mato Dentro, exemplar da arquitetura histórica deste município incrustado na Serra do Cipó. Tombada pelo IPHAN esta escola tem imponentes traços e recebeu um zelo a mais com os projetos de reforma, restauração e ampliação de suas instalações para atendimento das novas demandas do sistema educacional.

CAPELA OSSUÁRIO

Na zona rural de Lagoa Dourada, no povoado de Catauá, um cemitério tem em sua murada o fazer artesanal de outros tempos. Exemplar este de grande importância para uma comunidade que tem na sua cultura, a valorização de seus ancestrais. Este bem cultural do Patrimônio local foi objeto de estudo e, vislumbrando a longevidade e valorização do mesmo uma Capela Ossuário foi projetada pelo Grupo Arquitetos em parceria com a Tramela para acolher os ritos religiosos da pequena comunidade. A capela apresenta linhas contemporâneas e propõe um contraponto histórico e imagético, configura um espaço aberto e muito bem ventilado para a realização das celebrações desta comunidade que possui uma particular relação com os ritos funerários.

CAPELA DOS OLHOS D’ÁGUA

A arquitetura religiosa mineira há muito é facilmente identificada e mundialmente reconhecida. A Capela dos Olhos D’Água, localizada na Estrada para a Serra do Camapuã, Região dos Olhos d’Água, município de Entre Rios de Minas é um exemplar de notória beleza e que foi objeto de projetos do Grupo Arquitetos e Tramela Arquitetura. A capela não está numa rota de grande tráfego turístico, mas, vale uma calorosa visita neste exemplar singelo, porém significativo, do fazer mineiro.

ESTAÇÃO SILVA XAVIER

O Projeto de Restauração da Estação de Silva Xavier tem o objetivo de reabilitar a edificação adequando-a a um novo uso contemporâneo, de forma a abrigar um Museu em homenagem a Tiradentes. A edificação constitui-se de um singelo exemplar do Patrimônio Ferroviário no que tange ao contexto municipal e estadual, denotando grande valor histórico, artístico e afetivo-simbólico. O projeto tem três partes: a antiga estação que elegantemente se eleva na plataforma de embarque, um novo anexo de linhas contemporâneas e uma ampla esplanada para atividades ao ar livre.

BIB CONGONHAS

A antiga câmara dos vereadores de congonhas virá a sofrer modificações muito benéficas à população congonhense: a edificação será a nova sede da Biblioteca Pública Municipal. Grupo Arquitetos e Tramela se uniram e conseguiram traçar o futuro deste exemplar único do centro histórico de Congonhas, e, para o novo uso poucas modificações internas foram aplicadas de modo a não comprometer sua integridade estrutural e histórica. O espaço abrigará o acervo literário do município, acolhendo setor infanto-juvenil, setor literário, obras gerais, setor de referência além de uma confortável sala multiuso para uso da comunidade.

“Equipe extremamente competente e eficiente com o que se propõe a trabalhar.”
ANA LUISA – TRAMELA ARQUITETURA